top of page

Comunidade Católica Shalom completa 30 anos de missão em Natal

Comunidade Católica Shalom celebra hoje (14) os 30 anos de presença na capital potiguar.


Foto: Reprodução


A capital potiguar celebra no dia de hoje (14) a alegria dos 30 anos de presença da comunidade Shalom na cidade. Sendo a terceira missão fora de Fortaleza, a comunidade chegou a Natal em 1992 por um convite do então Arcebispo metropolitano de Natal Dom Alair, que quis por ocasião da visita do Papa São João Paulo II em 1991 à Natal, demonstrar interesse em trazer o Shalom para administrar a Emissora de Educação Rural, a atual 91.9 FM. Aceitando o convite, foram enviados Missionários para administrar a rádio, sob a orientação da cofundadora Emmir Nogueira.



O Shalom tem em sua primazia a evangelização dos jovens e dos pobres, e dessa forma ao longo dos anos vem desenvolvendo projetos e eventos que favoreçam a inclusão daqueles que desejam ser alcançados. Um desses eventos é o Acamp´s, o Acampamento de jovens Shalom, que ocorreu pela primeira vez em Natal no ano 2000 e desde então é celeiro de novas vocações e uma porta de entrada para um caminho dentro da Igreja.



Foto: comshalom


Pelos jovens e pelos pobres

Outro grande projeto desenvolvido pela comunidade é o “Shalom amigo dos pobres” que promove um auxílio aos mais necessitados através da distribuição de alimentos, a evangelização e com os eventos que contam com consultas médicas e serviços sociais, por tudo isso a comunidade volta a sua origem e ao viés de sua vocação que é ser luz para os mais necessitados.


“Ser pobre é em primeiro lugar estar nas mãos de Deus, ser Seus operários e, como fruto do nosso trabalho, esperar o pão de cada dia” Escritos Shalom

Hosmilda Ramos que é membro da comunidade de vida do Shalom, chegou a missão de Natal logo após a sua fundação e nos contou a sua visão sobre a comunidade Shalom em Natal. Para Hosmilda “Natal é visto como uma missão onde existe uma adesão forte a ação evangelizadora que a partir de sua experiência com Deus, levam essa experiência para outras pessoas. ‘Uma missão muito fecunda’ ” afirma, com alegria, Hosmilda.


Hosmilda Ramos celebra com alegria os 30 anos do Shalom em Natal


A partir desta grande adesão, Natal sempre envia vários missionários para a comunidade de vida, que é o cerne da vocação e os membros dela deixam tudo e seguem a Deus para viver da providência.


Eventos como renascer, paixão de cristo, acamp´s, CJS, canto das írias e o Halleluya marcaram estes 30 anos, e todos com a única finalidade de evangelizar.


“Cada canto das írias que assisto, tenho uma experiência diferente, é muito inspirado por Deus, muito querigmático” afirma Hosmilda.

A busca pela santidade e martírio

Os seus membros buscam o auxílio um dos outros para conseguirem alcançar a santidade. Viver em comunidade para que através dos discernimentos feitos pelas autoridades, seja feito a vontade de Deus.


Em seu início, quando o Shalom veio administrar a Rádio rural, o fundador Moysés Azevedo veio a Natal com um missionário da Comunidade de Vida, o Ronaldo Pereira, que através do seu testemunho pregava para os jovens, e por isso se tornou uma referência dentro da comunidade. No ano 1995 em que vieram a Natal, tiveram uma reunião para decidir pontos importantes para o desenrolar da rádio, e no dia seguinte o Ronaldo Pereira fez uma pregação para os jovens do Projeto Juventude para Jesus (PJJ) e para a Renovação Carismática Católica (RCC). Após a pregação, no outro dia, o Ronaldo Pereira sofreu um acidente de carro saindo de Natal para Fortaleza, e infelizmente veio a falecer. Desde esse momento, o Ronaldo se tornou uma referência para toda a comunidade e principalmente para a missão de Natal que possui um apelo pela juventude e martírio.


Aquisição da Casa da Paz

Até chegar a sede atual, a Comunidade Católica Shalom passou por várias lugares, desde casa por trás da catedral até a sede na Rua Açu, 705. A casa da paz conta com adoração 24 horas, oração e aconselhamento e já há alguns anos a missão de Natal está buscando adquirir a sua sede própria para expandir os trabalhos de evangelização e ser um espaço de acolhimento para as pessoas.


Para ser um benfeitor da paz é só entrar em contato com o instagram @shalomnatal .



Documentos da solicitação da comunidade em Natal


- Acervo Shalom





- Acervo Shalom





Por Marcelo Furtado

152 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page