top of page

Sinal 5G chega a Natal na próxima segunda-feira (5), diz Anatel


Foto: Iryá Rodrigues


A partir da próxima segunda-feira (5), o sinal da internet 5G começará a ser liberado em Natal. A decisão foi confirmada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a capital potiguar e mais duas capitais - Fortaleza e Recife - em reunião realizada nesta quinta-feira (1).


Segundo a agência, as operadores que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação do 5G, realizada no ano passado, poderão ativar estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel.

A decisão foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência criado pela Anatel. Até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação editalícia, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 33 estações de 5G em Natal.


Já possuem estações de 5G em operação as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, João Pessoa, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória.


A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração, segundo a Anatel.

O Conselho Diretor da Anatel já havia aprovado, em 18 de agosto a postergação da data de liberação do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz para 28 de outubro nas demais capitais.


Segundo a Anatel, a medida foi necessária para permitir a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS).


Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.


Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que recebem sinal da TV aberta por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado.

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page