STTU deverá iniciar, na próxima segunda-feira (29), mais uma etapa das obras de requalificação da rua João Pessoa. Serviços serão perto da Praça Padre João Maria | Foto: Adriano Abreu
A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal deverá iniciar, na próxima segunda-feira (29), mais uma etapa das obras de requalificação da rua João Pessoa, no bairro de Cidade Alta, no Centro da capital. Os serviços irão se concentrar, neste momento, nas imediações da Praça Padre João Maria, conforme explicou o diretor de Planejamento da STTU, Newton Filho. No trecho, serão realizadas intervenções como a remoção de calçadas com a construção de novas. Os trabalhos seguirão no sentido Deodoro da Fonseca e serão executados por etapa. A previsão é de que a nova etapa leve seis meses para ser concluída.
O diretor de Planejamento da pasta explicou, em razão de reclamações sobre uma eventual paralisação das obras, que foi necessário encontrar um local para a instalação do canteiro, mas a questão já foi resolvida.
Desse modo, a nova etapa será iniciada na próxima semana. “Era preciso mobilização e montagem do canteiro de obras. Para isso, foi procurado um local nas proximidades para alugar, porque ali não tem espaço para fazer canteiro. Na segunda-feira, a gente inicia no trecho por trás da antiga Catedral e a obra segue em direção à Deodoro da Fonseca”, explicou Newton Filho.
Segundo ele, as atividades serão desenvolvidas por quadras. “Primeiro até a Rio Branco, depois até a Princesa Isabel e finaliza com o trecho que vai até a Deodoro. A execução dos serviços por etapa é necessária para não prejudicar a circulação na região. O prazo total é de seis meses (cerca de dois a três meses em cada etapa)”, detalhou o diretor de Planejamento. Segundo ele, o trecho irá receber o serviço de remoção de calçadas, as quais serão refeitas em seguida e passagem das estruturas da iluminação pública.
De acordo com Newton Filho, não há quaisquer empecilhos à execução da obra. “Nosso trabalho teve uma compatibilização com o contrato da Semsur para a remoção da fiação, que será subterrânea, mas essa parte também já foi finalizada”, disse. A informação foi confirmada pela Semsur.
A ordem de serviço para a nova etapa de requalificação da rua João Pessoa foi assinada pelo prefeito Álvaro Dias no início deste mês. O investimento nesta fase ultrapassa os R$ 2,5 milhões. A requalificação reserva um trecho da via que será destinado à passagem de veículos, com velocidade reduzida, e a área entre a rua Princesa Isabel e avenida Rio Branco, a qual será totalmente fechada para carros com o objetivo de realizar eventos.
No local, que terá asfalto especial, piso diferenciado e cobertura, já foi feito o cabeamento subterrâneo, e contará com ambientes modernos de convivência, mobilidade e acessibilidade. A rua será arborizada e terá nivelamento entre a via e a calçada. O projeto prevê a instalação de caramanchões – cobertura arvorada, que serve como ponto de descanso e contemplação, além de ampla área destinada à circulação de pessoas e espaço lúdico para crianças.
Tribuna do Norte.
Kommentare