top of page

TCE e UFRN levam experiência exitosa com inteligência artificial aos municípios do RN

A experiência exitosa do Tribunal de Contas do Estado, com a implantação do robô Kairós para agilizar o atendimento de demandas na Ouvidoria, agora será levada aos municípios do Rio Grande do Norte. No dia 19 de abril, a Escola de Contas Professor Severino Lopes de Oliveira promove o evento “Inteligência Artificial Aplicada às Ouvidorias dos Municípios do RN”, com objetivo de ampliar o conhecimento dos gestores públicos sobre o uso de ferramenta eletrônica pioneira entre os Tribunais de Contas do Brasil.



Divulgação


A capacitação será realizada das 9h às 12h, no auditório do TCE, e tem como público-alvo prefeitos, presidentes de Câmaras, ouvidores, assessores dos municípios do Rio Grande do Norte, servidores da casa e sociedade em geral. Na ocasião, haverá assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o TCE, a Federação dos Municípios do RN (Femurn) e a Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam/RN). Com o acordo, o TCE vai auxiliar o processo de implantação do robô Kairós, de autoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), nas Ouvidorias das Prefeituras e Câmaras interessadas. Para tanto, os órgãos interessados deverão, primeiramente, celebrar um contrato de cessão de uso do robô Kairós diretamente com a UFRN.

Também serão apresentadas três palestras durante o evento: Desmistificando o papel das Ouvidorias Públicas, pela coordenadora técnica da Ouvidoria do TCE, Ana Eleonora; Inteligência Artificial e Inovação no Serviço Público, ministrada pelo professor Elias Jacob de Menezes Neto, corregedor da UFRN; e Case de sucesso: A implantação da ferramenta Kairós na Ouvidoria do TCE/RN, pelo diretor de Informática do TCE, Vinícius José Miranda Toscano de Brito Filho.

Com o Kairós, a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado conseguiu reduzir o tempo médio de atendimento das suas demandas já no primeiro mês. A média de cinco dias e caiu para 2,76 dias. O uso de inteligência artificial, com a implantação do robô Kairós, é uma tecnologia desenvolvida pela UFRN e disponibilizada gratuitamente para uso do TCE.




Com informações da Tribuna do Norte.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page