Teatro Alberto Maranhão reabre ao público após 6 anos fechado para restauração; veja programação


Teatro Alberto Maranhão — Foto: Argemiro Lima / Assecom-RN


O Teatro Alberto Maranhão (TAM), em Natal, vai reabrir ao público a partir deste domingo (19), depois de seis anos fechado para obras de restauração. A reabertura acontece com uma programação gratuita até o dia 23.


Antes da abertura oficial para o público, haverá uma sessão especial para os operários que atuaram nas obras do prédio. O espetáculo será na sexta-feira (17). No sábado (18), a partir das 19h, será realizada uma solenidade oficial de reabertura com a presença de autoridades e convidados.

No domingo (19), o primeiro evento aberto ao público será o concerto natalino da Orquestra Sinfônica do RN, às 18h. Os ingressos são gratuitos e precisam ser retirados pelo site Sympla. O prédio que faz parte da história e é um símbolo para a cena cultural do Rio Grande do Norte passou seis anos sem receber espetáculos. Administrado pela Fundação José Augusto (FJA), o TAM teve as obras de reforma iniciadas em 2018.

A restauração do TAM custou R$ 2,5 milhões viabilizados pelo acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial. E pela primeira vez que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) fiscalizou as obras, para garantir a preservação da história do teatro.


História

O prédio que hoje abriga o TAM começou a ser construído em 1898, quando o bairro da Ribeira abrigava o desenvolvimento da capital. Foi inaugurado em 1904, em estilo chalé com dois pavimentos, em arquitetura eclética e elementos da art nouveau, movimento artístico iniciado na Europa, muito usado na época.


Foi originalmente batizado de Teatro Carlos Gomes, homenageando o mais importante compositor de ópera brasileiro, autor de "O Guarani". Em 1957, seu nome passou a homenagear o ex-governador Alberto Maranhão. Foi palco de centenas de espetáculos potiguares, brasileiros e internacionais.


Os maiores nomes da dança, música e a dramaturgia se apresentaram no TAM que sempre foi considerado por artistas nacionais como um dos mais belos teatros públicos do Brasil.

Programação

  • 17/12 - Horário: 17h - Espetáculo para os operários do TAM

  • 18/12 - Horário :19h - Solenidade oficial de reabertura

  • 19/12 - Horário: 18h - Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do RN

  • 20/12 - Horário: 19h - Mostra de curtas-metragens da Lei Aldir Blanc RN

  • 21/12 - Horário: 19h - Cantata Brincante do Sesc

  • 22/12 - Horário: 19h - Quarta da Dança

  • 23/12 - Horário: 19h - Ópera “O Empresário” – Grupo Lyricus

Todas as entradas das demais apresentações poderão ser adquiridas na bilheteria do teatro, uma hora antes do início.

As apresentações terão limite de público, devido protocolo de biossegurança contra o coronavirus.

17 visualizações0 comentário