A Mostra de Cinema de Gostoso voltará a projetar 7ª Arte nas areias de São Miguel do Gostoso neste começo do mês. A 9ª edição do festival vai movimentar a cidade de 4 a 8 de novembro, exibindo longas e curtas-metragens nacionais ao ar livre, na praia do Maceió. O evento conta com ampla participação da comunidade local, e recebeu neste ano um número recorde de filmes, totalizando 927 inscrições de todas as regiões do país. Os 24 filmes selecionados para a mostra vêm de 12 estados brasileiros, incluindo ficções, documentários e animações.
Na foto maior o filme “A mãe”, que estará na mostra junto com “Noites Alienígenas”.
A programação da mostra se destaca pelo conteúdo e também pela estrutura e cenários naturais. As exibições na praia já são famosas, contando com cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 6,5m, projeção com resolução 2K e som 7.1, a sala ao ar livre propicia uma experiência imersiva como a de uma sala de cinema de alta tecnologia. Neste ano será montada também uma tenda climatizada na Praia do Maceió, com 80 lugares, onde acontecerá a “Mostra Panorama”, que exibirá longas e curtas no período da tarde.
Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Cascudo, em homenagem ao folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Troféu da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes à Mostra. Serão realizados diariamente debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos, além de dois seminários sobre a recente produção audiovisual brasileira.
Programação
O filme que vai abrir a Mostra de Gostoso em 2022, dia 4 (sexta), será “Marte Um”, de Gabriel Martins, selecionado pelo Brasil para a corrida do Oscar. O obra será exibida às 15h, na Tenda Panorama, e às 20h30, ao ar livre. Fala sobre os Martins, uma família negra classe média baixa, que vive nas margens de uma grande cidade brasileira. Wellington, o pai, coloca todas as suas esperanças na carreira do filho, Deivinho, que por pressão do pai, segue as ambições dele, apesar de aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.
No dia 5 (sábado), a mostra Panorama, às 15h, terá como destaque o filme “Regra 34”, de Júlia Murat. Conta a história de Simone, 23 anos, que estuda direito penal e defende os direitos das mulheres, mas à noite, se apresenta em frente a uma câmera como camgirl. Na mostra competitiva, às 20h30, destaque para “Noites alienígenas”, filme vencedor do Festival de Locarno. O filme de Sérgio Carvalho acompanha a história de Rivelino, Sandra e Paulo, três amigos de infância e da periferia que se reencontram em Rio Branco, na Amazônia, em um contexto trágico. O longa mescla realismo fantástico e o impacto da chegada das facções criminosas do sudeste do Brasil.
A mostra competitiva do dia 6 (domingo) começará às 21h, com destaque para o longa “A Mãe”, de Cristiano Burlan. Maria (Marcelia Cartaxo) é uma mãe solo da periferia paulistana, que volta pra casa à noite e não encontra seu filho adolescente. Depois de uma busca ininterrupta pela vizinhança, ela começa a ameaçar a tranquilidade dos traficantes locais que decidem contar que Valdo foi assassinado pela Polícia. Incrédula ela começa uma busca vertiginosa pela verdade.
Dia 7 (segunda), destaque para “Paloma”, longa de Marcelo Gomes. Paloma é uma agricultora que sonha com um casamento tradicional na igreja. Ao procurar o padre local para realizar a cerimônia com seu namorado Zé, tem seu pedido recusado. Mas Paloma, que é uma mulher trans, vai lutar para realizar seu sonho.
No dia 8, a cerimônia de encerramento será com “Mato seco em chamas”, às 21h, de Adirley Queirós e Joana Pimenta. O documentário acompanha os desdobramentos da operação da Polícia Militar do Distrito Federal sobre o bairro Ceilândia, em 2013.
Serviço: 9ª Mostra de Cinema de Gostoso. De 4 a 8 de novembro, em São Miguel do Gostoso. Acesso gratuito. Mais infos: mostradecinemadegostoso.com.br
Por Tribuna do Norte
Comments