top of page

TRE diploma candidatos eleitos no Rio Grande do Norte

Evento aconteceu nesta segunda-feira (19) e diplomou 37 candidatos eleitos, entre deputados estaduais, federais, senador, suplentes, governadora e vice.



Governadora Fátima Bezerra falou durante diplomação — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


O Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) diplomou nesta segunda-feira (19) os candidatos eleitos no Rio Grande do Norte nas Eleições 2022.


A cerimônia aconteceu no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (Coje), prédio do TRE no bairro Tirol, em Natal, e foi marcada por uma mudança de última hora entre os deputados estaduais, com a entrada de Ubaldo Fernandes (PSDB) e a saída de Wendel Lagartixa (PL) entre os eleitos.


Ao todo, 37 candidatos eleitos foram diplomados:

  • 24 deputados estaduais;

  • 8 deputados federais;

  • Rogério Marinho (PL), como senador, e os dois suplentes da chapa;

  • e a reeleita governadora Fátima Bezerra (PT) e o vice Walter Alves (MDB).


Cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos do RN — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


Mesmo sem ser diplomado, o candidato Wendel Lagartixa compareceu ao evento no TRE.


A cerimônia de diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo, por meio da entrega dos diplomas.


No discurso no evento, a governadora reeleita Fátima Bezerra falou dos desafios da primeira gestão e do que espera no segundo mandato.

"Os primeiros quatro anos que enfrentamos foram muito duros e difíceis. O estado em uma situação gravíssima, mergulhado numa crise fiscal e financeira sem precedentes e com um enorme passivo herdado pela nossa gestão. Ao mesmo tempo uma conjuntura nacional extremamente adversa e uma pandemia que desafiou o mundo e teve contornos ainda mais graves em nosso país", disse Fátima.

Entre as prioridades do segunda mandato, ela falou sobre políticas sociais, infraestrutura, saúde, segurança pública e educação.


"Caminharemos para ampliar a capacidade de investimento e fortalecer cada vez mais as políticas sociais, a infraestrutura hídrica e rodoviária. Vamos cuidar das nossas estradas, garantindo segurança para quem transita e fomentando o desenvolvimento e a interiorização do turismo. Vamos fortalecer o SUS, patrimônio brasileiro, que salvou tantas vidas na pandemia e seguir dando atenção singular a segurança pública sem a qual outras esferas da vida e do desenvolvimento não se realizam. E priorizar cada vez mais a educação, área que guarda desafios imensos em nosso país tão desigual".


As posses da governadora Fátima Bezerra (PT), para o segundo mandato, e do vice-governador Walter Alves (MDB) estão previstas para o dia 1º de janeiro. Os parlamentares deverão tomar posse dos cargos no início do ano legislativo, em fevereiro.






Por g1 RN


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page