top of page

Unidades de saúde abrem sábado para prevenção da sífilis

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) irá disponibilizar quatro unidades básicas de saúde para serviços de prevenção à sífilis. A ação ocorre neste sábado (15) e faz parte da campanha Outubro Verde.


Teste rápido para detecção da sífilis poderá ser realizado por qualquer usuário do SUS. Foto: Divulgação


Os locais que irão participar da campanha são USF África, USF Redinha, UBS Felipe Camarão III e UBS São João. As unidades abrem das 08h às 12h com testagem rápida e outros serviços de saúde. O Outubro Verde tem como objetivo orientar e alertar à população aos cuidados com a Sífilis e Sífilis Congênita.

O teste rápido de sífilis poderá ser realizado por qualquer usuário, nas unidades citadas acima. A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada por bactéria e tem cura, que se manifesta exclusivamente nos humanos, e pode ser adquirida ou transmitida de mãe para filho (congênita). O tratamento da doença acontece nas próprias unidades de saúde do município.


Até dia 31 de outubro as unidades de saúde dos cinco Distritos Sanitários da cidade intensificam as ações de orientação e rodas de conversa sobre o tema.

"Neste mês todas as unidades intensificam as ações no combate à sífilis com testagem rápida, orientação educativa, palestras, exposição de cartazes e debates nas salas de espera dos atendimentos médicos. O sábado (15) é um chamamento de combate e erradicação da doença na capital, com unidades de saúde funcionando em horário especial para atender a população", indica Tayane Souza, Chefe do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais de Natal.


Vascular


A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, regional Rio Grande do Norte – SBACV/RN realizará no dia 15 de outubro, no Ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal, o 8º Check-up Vascular. A campanha faz parte de uma ação da SBACV-RN e vai promover atendimento gratuito à população, além de palestras sobre doenças vasculares.


Enfermidades como tromboembolismo venoso (TEV); estenose de carótida – sendo ela uma das causas mais frequentes para o Acidente Vascular Cerebral (AVC); aneurisma da aorta; varizes e doença arterial periférica serão abordadas durante o evento. “Alertar a população a respeito das principais doenças circulatórias e a importância de ser acompanhado por um médico especialista na área é um dos objetivos da ação”, comenta Dr. Márcio Villar, presidente da SBACV/RN.

Medidas preventivas como parar de fumar, reduzir estresse, adotar uma dieta equilibrada com menos gordura, sal e açúcar, evitar bebidas alcoólicas, praticar exercícios físicos regularmente e realizar exames periódicos são algumas das precauções indicadas.



Por Tribuna do Norte

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page