top of page

Vantagem sul-americana em finais e alternância de títulos favorecem a Argentina

Em 10 decisões contra europeus, países da Conmebol venceram sete. Desde 1986, ambos continentes se revezam nas conquistas



Sul-americanos venceram sete das dez finais contra europeus em Copas do Mundo

AFP/GIUSEPPE CACACE


Os números ao redor da final Argentina X França vão além da busca mútua pelo tricampeonato mundial. O desfecho da Copa no Catar também traz à tona a eterna rivalidade América do Sul-Europa.


Em 10 decisões entre os dois continentes, as equipes da Conmebol levaram a melhor em sete, com a maior parte dos triunfos registrados na primeira metade destes confrontos — cinco jogos, cinco títulos para os sul-americanos (1958, 1962, 1970, 1978 e 1986).


Curiosamente, na segunda metade desses embates, a vantagem passou a ser europeia: 3 vitórias em 5 jogos. No entanto, de maneira intercalada. Venceram 1990, 1998 e 2014. Perderam 1994 e 2002.


Caso o duelo siga esta lógica — demasiadamente humana e apenas isso —, o reencontro América do Sul e Europa na final da Copa no Catar revela um possível título alviceleste.



Na única final contra um sul-americano, a França saiu com o título

AFP/ANTONIN THUILLIER


Ainda assim, a França também tem um número na manga contra os hermanos. O primeiro título dos Bleus em Copas veio na única final que teve contra um sul-americano: 3 a 0 em cima do Brasil, em 1998.


Nenhum dos números acima rola junto com a bola. São dados que apenas enriquecem a atmosfera e os argumentos das tradicionais polêmicas vazias do futebol. E que bom que seja assim!








Por R7.com

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page