top of page

Zona Norte de Natal recebe mutirão de serviços gratuitos no sábado (20)

Foto: Divulgação/Sempla


A primeira edição do Participa Natal nos Bairros de 2024 está marcada para acontecer no próximo sábado (20) no Loteamento Aliança, na Zona Norte da cidade, utilizando como base a Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação (Rua José Luiz da Silva, 1205). O evento vai acontecer das 8h às 12h30, ofertando à população local e da região diversos serviços.


O Participa Natal nos Bairros é uma ação de cidadania da Prefeitura do Natal, que acontece regularmente em datas pré-agendadas e reúne, em cada edição, cerca de 20 parceiros, entre instituições públicas e privadas e empresas, além das secretarias e órgãos municipais. O evento acontece sempre aos sábados e promove atendimento gratuito em mais de 30 tipos de serviços nas áreas de educação, lazer, saúde, jurídica, estética, assistencial, entre outras.


Na próxima quinta-feira (18), a Prefeitura coordena uma reunião chamada de Mobilização e Escuta a partir das 19h30, também na escola municipal onde ocorre a Ação do sábado (20). No momento, a equipe da Prefeitura colhe demandas da população que passam a integrar o plano de ação da gestão municipal. O encontro reúne população local, lideranças e os secretários municipais.


Serviços disponibilizados no Participa

Assistência e Desenvolvimento Social – Cadastro único, Orientações, inscrições e atualizações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida (faixa 1), Orientações/informações sobre benefícios e serviços da Previdência Social e de Assistência Social, Orientações sobre Aluguel Social, Auxílio Funeral e kit enxoval, Orientações jurídicas, Orientações sobre transporte e emissão da Carteira Nacional da Pessoa Idosa, Conscientização sobre o combate à violência contra a pessoa idosa, Serviços da Junta Militar (alistamento, atestado de desobrigado, transferências de domicílio, dispensa), Orientações sobre regularização fundiária e Orientações para mulheres, crianças e adolescentes.


Trabalho e Renda – Atendimentos da Sala do Empreendedor: Formalização, orientação empresarial, emissão de boletos MEI, parcelamento da dívida MEI, Consulta SPC/SERASA, Orientações e emissão da Carteira Municipal do Artesão, Orientações sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Orientações sobre o Seguro Desemprego, Orientações sobre o SINE Natal e Atendimento do PROCON Natal.


Esporte e Lazer – Atividades físicas e recreativas, Atividades lúdicas diversas, Cadastros para emissão de Carteira da Pessoa com Deficiência (levar cópia do RG e CPF, comprovante atualizado de residência no município do Natal, foto 3×4, laudo médico com CID 10, que atesta a deficiência) e Espaço Kids.


Educação e Cultura – Oficinas de jogos, leitura e desenhos, Distribuição de livrinhos educativos, Orientações sobre os programas Tributo à Criança e Passe Livre, Matrícula para Educação de Jovens e Adultos (EJA), Apresentações musicais e teatrais, Arte em grafite produzida na hora, Oficinas de pintura em ecobag, Espaço leitura, Atividades de educação ambiental, com exposições da fauna e flora do parque da cidade, Plantio e distribuição de mudas, Presença de coletor de lixo eletrônico e orientações sobre o descarte correto do resíduo.


Saúde – Atendimento médico (clínico geral, endocrinologista, mastologista e dermatologista), Exames de Mamografia e Preventivo, Atendimento odontológico, Orientação de higienização bucal, Teste de visão e manutenção de óculos, Aferição de pressão arterial, Teste de glicemia, Vacinação, Avaliação de IMC, Orientações sobre métodos contraceptivos, Distribuição de preservativos masculinos e femininos, PICS (massoterapia, auriculoterapia, cranioterapia e aromaterapia), Serviços de zoonoses (incluindo vacinação para cães e gatos), Promoção da saúde mental, atendimento nutricional, Sala de acolhimento para a pessoa com deficiência e Orientações e teste rápido para IST’s.


Serviços Urbanos – Emissão de Cartão de Estacionamento (idoso e PCD), Emissão de Cartão Nubus (Natalcard), Distribuição de brindes sobre educação no trânsito, Solicitação de manutenção de iluminação pública, podas, canteiros e áreas verdes, Solicitação de manutenção de vias e Equipamentos de drenagem, Solicitação de revitalização de sinalização viária horizontal e vertical, Atendimento pela agência móvel da COSERN com troca de lâmpadas ineficientes por LED, Atendimento da unidade móvel CAERN, Orientações sobre desastres naturais e Ouvidoria sobre saneamento básico.


Estética – Cortes de cabelo, Esmaltação, Design de sobrancelha e Serviço de barbearia.



Tribuna do Norte.

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page