top of page

Últimos dias para inscrições na Feira Nordestina da Agricultura Familiar

Em parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf-RN), Emater-RN, Fundação José Augusto, Consórcio Nordeste, União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Rio Grande do Norte (Unicafes) e o Projeto Governo Cidadão, o governo do Estado do RN convoca os agricultores e empreendedores rurais envolvidos na prática desta modalidade de agricultara para se inscreverem, se cadastrarem e participarem da I Feira Nordestina da Economia Solidaria (I FENAFES).

No dia 5 de maio, foi publicado, no o Diário Oficial do Estado (DOE), o Edital de anúncio da I FENAFES e do chamamento público para credenciamento e seleção de empreendimentos formados por agricultores e agricultoras familiares e suas organizações e de empreendimentos de Economia Solidária que tenham interesse de participar do evento.

As inscrições para credenciamentos e seleção foram abertas no dia 5 e se estenderão até o dia 15 de maio. A feira nordestina será realizada no período de 15 a 19 de junho, nos pavilhões do Centro de Convenções de Natal.


Agricultura familiar

A agricultura familiar é uma atividade destinada ao atendimento das necessidades básicas e essenciais dos pequenos agricultores e empreendedores familiares rurais. Basicamente, é praticada na produção de alimentos indispensáveis à subsistência das famílias dos pequenos produtores rurais, por isto conhecida como agricultura de subsistência familiar.

Do ponto de vista legal (Lei. 11.326/2006), a agricultura familiar pode ser praticada por agricultor familiar e empreendedor rural que executam as suas atividades no meio rural, incluindo os silvicultores, aquicultores, extrativistas, povos indígenas, pescadores e quilombolas, observando-se os requisitos legais de inclusão nas atividades familiares rurais.

Segundo a assessoria de comunicação da Sedraf - RN, “a feira tem como objetivo promover, divulgar e comercializar produtos da agricultura familiar e economia solidária, proporcionando o intercâmbio dos resultados das políticas públicas dos governos do Consórcio Nordeste, e servir de vitrine para os estados nordestinos”.


Acesse o edital na íntegra no site sedraf.rn.gov.br.




58 visualizações0 comentário
bottom of page